Marketing para clínicas médicas

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O marketing é a forma mais eficaz de divulgar produtos e serviços e fazer uma empresa prosperar em seu segmento. De forma inteligente, é possível utilizar estratégias para atrair e fidelizar pacientes.

Para a realização do marketing médico, é preciso seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), visto que essas determinações regulam as informações que os médicos podem ou não oferecer ao público.

Marketing psicológico

O marketing psicológico tem o intuito de deixar o paciente satisfeito com a experiência, gerando assim mais recomendações. Ele se baseia basicamente em três técnicas.

Em primeiro, a fachada.

Uma área externa da clínica com visual aconchegante e acolhedor é essencial. Isso significa que se ela for suja ou malcuidada, não trará credibilidade e confiança. Portanto, quando se trata de ambiente hospitalar, cuidar da higiene é fundamental.

Em segundo, a recepção.

Se os momentos antes da consulta forem agradáveis, o paciente ficará mais satisfeito. Manter o ambiente limpo e organizado, criar distrações, oferecer degustação e decorar o espaço com criatividade fazem parte dessa estratégia.

Em terceiro, o atendimento.

Este é o fator mais determinante para que o paciente julgue positivamente uma clínica. A empresa precisa ter uma equipe treinada para tornar a experiência do cliente agradável. Ele deve ser tratado da melhor forma possível.

Redes Sociais

Se a grande maioria da população está online, sua empresa deve estar também. Ter perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras, deixou de ser recomendável e se tornou obrigatório. Os profissionais de saúde podem utilizar esses canais para dar dicas de saúde e disseminar conteúdos já comprovados, pois a prática não é contra a lei.

Além disso, os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Messenger, oferecem comodidade para as pessoas que não querem mais perder tempo com ligações ou e-mails.

É importante lembrar que o uso de todas as redes precisa ter cautela, respeitando todas as normas da CFM.

Tenha um site de qualidade

Ter um site bonito, rápido e interessante é fundamental para transmitir confiabilidade e segurança, pois em muitos casos o primeiro contato que o paciente ou outras empresas tem com a clínica é através dele.

O site da clínica médica pode ter as informações de contato (localização, telefone, redes sociais), de procedimentos abordados (dicas de saúde, corpo clínico), entre outros assuntos relacionados. Em contrapartida, não pode garantir resultados, utilizar expressões sensacionalistas, exibir fotos de pacientes que possam ser identificados ou revelar preços e formas de pagamento.

Google meu negócio

Para aparecer em resultados obtidos no Google, é necessário ter uma conta no Google Meu Negócio. Nesta ferramenta é utilizado algoritmos de localização e relevância para indicar os resultados mais adequados e próximos (geograficamente) do paciente que busca por uma clínica médica.

Anúncios

O Google Adwords e o Facebook Ads são as melhores formas de fazer propaganda online para clínicas médicas. Ambos permitem que você controle o valor do investimento e calcule o retorno real diário.

O Adwords são os anúncios que aparecem no topo da página de resultados do Google – comprados através de palavras-chave, onde a empresa só paga quando há cliques.

Já o Facebook Ads cria uma campanha com base nos objetivos do anúncio, interesses e dados das pessoas. Desta forma, atinge de forma certeira o público-alvo.

O Portal Quest Interativa é a maior e mais experiente empresa de consultoria médica do Brasil. Contamos com profissionais capacitados e as melhores estratégias de marketing para clínicas médicas. Entre em contato conosco e saiba mais!

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